PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES
Análise
A Análise seleciona os elementos conforme os diversos atributos definidos para os Temas. Esta analise é totalmente interativa permitindo que o usuário faça várias hipóteses e combinações com os dados até alcançar o conjunto desejado. Este conjunto, se salvo no Histórico de Pesquisas, permite seu reuso em outras pesquisas.
J-Cubo
O J-Cubo é implementado automaticamente, possibilitando a formação de vários quadros (faces) consolidados de um dos atributos da pesquisa selecionada. A análise transversal exibe os quadros (fatias do cubo).
Distribuição
Para as métricas, o JONAS DB Explorer permite a análise da distribuição de qualquer conjunto de elementos do J-Cubo, fornecendo os valores estatísticos básicos: Média, Mediana, Soma, Desvio Padrão, Máximo e Mínimo além de alcançar os valores elementares dos elementos da amostra em análise.
Combinação
A Combinação é o uso de duas ou mais pesquisas nas operações de Interseção, União e Subtração.
Extração
A extração permite criar tabelas com as informações existentes no banco de dados para cada um dos Elementos selecionados na Pesquisa.
Reprocessamento
O JONAS DB Explorer permite reexecutar uma pesquisa de forma que o resultado seja um novo conjunto baseado nas alterações havidas no Banco de Dados.
Criação de conjuntos de Elementos
O JONAS DB Explorer permite a importação de Elementos de um arquivo no formato texto, gerando uma pesquisa que pode ser utilizada em Combinações com as demais pesquisas. Opcionalmente os Elementos podem ser diretamente digitados no JONAS DB Explorer.
O JONAS DB Explorer implementa o controle de acesso ao sistema por usuário de uma unidade administrativa. Um Perfil de Acesso é atribuído a cada um dos usuários.
O acesso aos Acervos é autorizado pelo Gestor do Acervo que determina o nível de privacidade das pesquisas do usuário naquele Acervo. Um usuário pode ter privacidade total nas suas pesquisas, às compartilhar com os demais usuários da mesma Unidade Administrativa ou às compartilhar com todos os usuários que tenham acesso a este Acervo.
INFRAESTRUTURA OPERACIONAL
O JONAS DB Explorer opera com um ou qualquer combinação dos servidores de banco de dados Oracle, SQL Server, MySQL e PostgreSQL.
As informações podem estar residentes em quaisquer uns dos servidores e em outras instâncias dos mesmos.
O JONAS DB Explorer apenas faz a referência inicial às informações residentes naqueles servidores. Todas as demais operações, cruzamentos, extrações e impressões, refinamentos e a consequente integração é feita no JONAS DB Explorer de forma a afetar minimamente o ambiente operacional.
O JONAS DB Explorer determina o conjunto de elementos residentes nos vários servidores que atendem aos requerimentos do momento.
Com o conjunto resultado o JONAS DB Explorer pode extrair as informações residentes em cada um dos servidores.
Toda esta operação é feita em uma extração inicial e seletiva dos dados operacionais sem a necessidade de extrações, transformações e cargas.
Todos os cruzamentos, combinações e filtros são executados no JONAS DB Explorer.
O JONAS DB Explorer determina o conjunto de elementos residentes nos vários servidores que atendem aos requerimentos do momento.
Com o conjunto resultado o JONAS DB Explorer pode extrair as informações residentes em cada um dos servidores.
Toda esta operação é feita em uma extração inicial e seletiva dos dados operacionais sem a necessidade de extrações, transformações e cargas.
Todos os cruzamentos, combinações e filtros são executados no JONAS DB Explorer.
O JONAS DB Explorer determina o conjunto de elementos residentes nos vários servidores
que atendem aos requerimentos do momento.
Com o conjunto resultado o JONAS DB Explorer pode extrair as informações
residentes em cada um dos servidores.
Toda esta operação é feita em uma extração inicial e seletiva dos dados operacionais
sem a necessidade de extrações, transformações e cargas.
Todos os cruzamentos, combinações e filtros são executados no JONAS DB Explorer.
CONCEITOS BÁSICOS
O JONAS DB Explorer define um conjunto de conceitos, entre os quais, os mais relevantes:
Elemento
É um dos objetos de interesse do negócio identificados por um código único. Por exemplo: Pessoas identificadas por CPF, Estabelecimentos identificados por CNPJ, veículos identificados por RENAVAM e assim por diante.
Tema
Um Tema se refere a uma tabela do banco de dados. Assim, um tema contém um conjunto de atributos de interesse correlatos. Uma tabela pode ter vários Temas.
Hiper Tema
É o conjunto de Temas alcançáveis pelo Tema em análise.
Acervo
Um acervo é um conjunto de Temas. Por exemplo: O Acervo Cadastro se refere ao conjunto de temas de interesse aí agrupados. O acervo Pessoas teria um conjunto de Temas de interesse para as pesquisas sobre Pessoas.
Atributos
O Atributo define o comportamento do JONAS DB Explorer para uma coluna da tabela.
Filtros, Métricas e Dimensões
Estes atributos definem a forma de abordar os temas e obter os conjuntos resultados.
Informação Potencial do JONAS DB Explorer
A Informação Potencial do JONAS DB Explorer pode ser definida como a capacidade de responder às mais variadas questões formuladas pelos usuários. Ela depende da quantidade n de atributos aí definidos: Filtros, Métricas e Dimensões:
IP JONAS = C n,1 + C n,2 + C n,3 …….. (C n,i é a combinação de n,i ou n! /( i! * (n – i)!)
Como exemplo: havendo 50 atributos distribuídos em algumas tabelas e que o usuário fará perguntas de até 5 atributos quaisquer:
IP JONAS = 50! / (49!*1!) + 50! / (48!*2!) + 50! / (47!*3!) + 50! / (46!*4!) + 50! / (45!*5!)
= 50 + 1225 + 19600 +230300 + 2118760
= 2.369.935
Obviamente algumas perguntas podem não fazer sentido, mas dá uma ideia do que os bancos de dados podem responder imediatamente sem fazer migrações, transformações, processamentos, etc. Apenas usando os dados em repouso nos bancos de dados do seu negócio.
INTERFACES NOS IDIOMAS